Estilo de vida e desigualdades em saúde pautam revista Ciência e Saúde Coletiva


22/05/2015
Com informações do Informe Ensp


Está no ar a nova edição da revista Ciência e Saúde Coletiva (volume 20, número 4), com o tema “Estilo de vida e desigualdade em saúde”. A publicação conta com a participação de pesquisadores de vários países que analisam em artigos aspectos como: os efeitos da desigualdade e da pobreza sobre a qualidade de vida; os direitos humanos e a justiça social em saúde; a carga de doenças segundo condições de vida e relações de gênero; e as mortes por enfermidades e agravos evitáveis. 

O editorial da revista é escrito por Ilona Kickbusch, do Graduate Institute of International and Development Studies (Genebra, Suíça) e militante pelos direitos em saúde que destaca que, embora o crescimento econômico nos países emergentes tenha tirado milhões de pessoas da pobreza, esse segmento da população é, atualmente, o maior grupo de renda do mundo. Por isso, é alvo das empresas produtoras de bens de consumo, abrangendo os alimentos processados, cigarros, bebidas alcoólicas e refrigerantes e representando um mercado com crescimento exponencial de produtos não saudáveis, capazes de mudar estilos de vida e contribuir para um aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). 

Atualmente, aproximadamente quatro em cada cinco mortes por DCNT (cerca de 80%) ocorrem em países de baixa renda, ou de renda média; a taxa de aumento, na infância, do sobrepeso e da obesidade tem sido superior a 30%, proporção essa maior que a de países desenvolvidos. 

Leia a íntegra da revista Ciência e Saúde Coletiva (volume 20, número 4).