Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro cria Dia do Orgulho SUS (21/3)


19/03/2015
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro


Mais do que um dia de comemoração, o Dia do Orgulho do Sistema Único de Saúde representa a oportunidade, de começar um projeto, compartilhar uma ideia inovadora ou divulgar uma ação, que pode valorizar e aperfeiçoar o SUS. Criado pelo Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o Dia do Orgulho SUS faz parte do Movimento Global em prol de sistemas de saúde melhores, iniciado na Inglaterra, com a adesão de diversos países, como Escócia, Dinamarca, Índia, Nova Zelândia, entre outros.

No dia 21 de março, as unidades de Atenção Primária no Rio de Janeiro vão realizar ações para comemorar e incentivar profissionais de saúde, agentes comunitários e usuários do SUS a se engajarem nesse Movimento. Para o Conselho, o importante é que as pessoas possam aproveitar coletivamente ideias e ações, de forma a contribuir para o cuidado e bem-estar das pessoas que usam o SUS.

Mídias sociais

Em 2012, o sistema de saúde inglês (NHS) promoveu o primeiro dia da mudança, com grande participação online, de funcionários, pacientes e voluntários, no intuito de melhorar a assistência ao paciente dentro do sistema de saúde. No Brasil, a participação está prevista nas páginas da campanha no Facebook, Twitter e Instagram: basta escolher um compromisso, escrevê-lo, tirar uma foto e postar usando a hashtag #orgulhosus.

SUS

A escolha do dia remonta à data de fechamento da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 21 de março de 1986 (em Brasília), um marco para a saúde pública no Brasil. Realizada durante o processo de democratização do país, às vésperas da Constituinte de 1988, essa Conferência lançou os alicerces para um sistema de saúde democrático: suas resoluções serviram de embasamento para as formulações do Sistema Único de Saúde, na Constituição Federal do Brasil. A implementação do SUS representou não só a mudança no conceito, mas a democratização da saúde, antes acessível apenas para alguns grupos da sociedade.

Para continuar o debate sobre a saúde, assim como manter os esforços de gestão participativa no SUS, já ocorreram 14 Conferências Nacionais de Saúde, com a participação de gestores, prestadores de serviço, usuários e membros da sociedade civil organizada. De 1 a 4 de dezembro de 2015, será realizada a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília (DF).

Pronunciamento do sanitarista Sergio Arouca durante a 8ª Conferência Nacional em Saúde

Conferências de Saúde - SUS: O que são? Leia mais no PenseSUS