Estudo apresenta panorama demográfico dos médicos no Brasil

Capa da publicação, com o nome "Demografia médica no Brasil 2015" escrito em uma barra verde central. No fundo de cor cinza, há bonecos simulando pessoas e imagens de gráficos

08/01/2016
Equipe PenseSUS


Acaba de ser lançada a publicação Demografia Médica no Brasil 2015, um estudo estatístico da população de médicos do país e que pode ser aplicado aos demais profissionais de saúde. Com a coordenação de Mário Scheffer, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e membro do Conselho Curador do site PenseSUS – A reflexão fortalece essa conquista, a iniciativa não é apenas um levantamento do número de médicos no país, apresentando também uma análise sobre outros aspectos relacionados a tais profissionais, entre os quais a distribuição regional, diferentes especialidades, características sociodemográficas e inserção no sistema de saúde.

De acordo com a publicação, houve um aumento no número de médicos no Brasil ao longo dos anos, associado à evolução do sistema de saúde brasileiro, com maior oferta de postos de trabalho, maior demanda de necessidades de saúde e expansão de vagas de graduação em medicina. No entanto, o estudo aponta que esse crescimento não beneficiou a população de forma homogênea, havendo uma distribuição geográfica irregular de médicos no país, com algumas regiões desassistidas.

O estudo também permite conhecer aspectos do trabalho médico na atualidade e a inserção desses profissionais no sistema de saúde e, entre as análises, mostra que há uma grande diversidade de práticas, locais e modalidades de exercício profissional do médico. 

Demografia Médica no Brasil 2015 está disponível em pdf. Acesse a publicação