“Toda educação e toda saúde são produzidas numa determinada sociedade e em determinadas condições de vida, de trabalho e da forma como é organizada a produção do país e como as riquezas são repartidas e compartilhadas por todos”. A frase do educador Victor Dalla resume o quanto educação e trabalho estão relacionados. Em saúde, esta relação é ainda mais aprofundada porque tanto o aprendizado quanto a prática do trabalhador só existem de forma conjunta.
A formação e a organização da força de trabalho em saúde são centrais, pois são os profissionais que asseguram a atenção à saúde oferecida à população, bem como o tipo de serviços, a quantidade e a adequação às necessidades e demandas.
Portanto, o avanço do Sistema Único de Saúde (SUS) depende, em grande parte, desses trabalhadores e a qualidade dos serviços na garantia do direito à saúde está diretamente associada à formação dos profissionais da área.
Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa F. Etienne, afirma durante 75ª Assembleia Mundial da Saúde que o déficit da força de trabalho em saúde nas Américas chega a 600 mil profissionais
Em artigo, a pesquisadora Maria Helena Machado (Ensp/ Fiocruz) discute a essencialidade dos trabalhadores de saúde num cenário de crise sanitária, como a pandemia de Covid-19 (novo coronavírus)
Em nota, Conselho Nacional de Saúde e outras entidades se posicionam contra cursos de graduação da saúde em modalidade de Educação a Distância, defendendo que, para cuidar de pessoas, é necessário contato presencial
Acesse coleção de material didático para Agentes Indígenas de Saúde, coordenada pela Fiocruz, Secretaria de Especial de Saúde Indígena e Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde
Em entrevista ao Observatório de Análise Política em Saúde, Mónica Padilla, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, destaca a importância da educação para formação de profissionais comprometidos com o SUS
A publicação "A educação que produz saúde" tem como objetivo contribuir para que a comunidade escolar se sinta motivada a refletir sobre o significado de saúde e qualidade de vida. Acesse
Publicação reúne relatos de experiências educacionais brasileiras e formas criativas encontradas para aproximar o profissional da saúde e determinadas comunidades