PenseSUS: site debate conquistas e desafios do Sistema Único de Saúde

Imagem da home do site PenseSUS

24/03/2014
Por Claudio Oliveira (Icict/Fiocruz)


Aos 25 anos de idade, o Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma das maiores conquistas brasileiras nos últimos tempos. Concebido no seio da Reforma Sanitária, parte essencial da abertura democrática pela qual passou o país, sua existência representa um avanço muito mais importante do que costuma ser levado ao conhecimento da população brasileira. Ao mesmo tempo, o sistema acumula alguns grandes desafios e problemas - um deles a própria dificuldade em consolidar a participação social, elemento-chave para que se efetive a ideia de saúde integral, universal e equânime.   

Foi no bojo dos debates sobre os 25 anos do SUS - que ocuparam os campi da Fiocruz com diversas atividades, em 2013 - que surgiu a ideia de criar um espaço on-line para oferecer informações que pudessem enriquecer a discussão sobre as conquistas e os desafios do sistema. PenseSUS é um site que tem como objetivo principal conquistar a atenção dos internautas para os temas importantes que dizem respeito ao panorama da saúde, hoje. A partir de uma nuvem de palavras-chave, o usuário encontra conteúdos que podem ajudá-lo a entender melhor a forma de organização do sistema, suas conquistas e seus impasses.

"Este site pretende ser um espaço para reunir ideias, análises, avaliações, críticas, debates, dados, documentos, artigos e propostas que resgatem o papel do SUS na construção do Estado democrático brasileiro a partir da Constituição de 1988, como um dos mais ousados e abrangentes programas de inclusão social e de afirmação de direitos da nossa história", explica o jornalista Umberto Trigueiros,  diretor de uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). "Ao mesmo tempo, se pretende que seja um instrumento coletivo para refletir e enfrentar os impasses e desafios que vêm dificultando a aplicação e o efetivo exercício dos princípios fundadores e das políticas de desenvolvimento do SUS, tais como a universalidade da cobertura, a integralidade da assistência, o controle social, a hierarquização e descentralização do sistema, a garantia do financiamento e investimentos adequados, formação e regulação de recursos humanos, questões tecnológicas, entre outros."

O PenseSUS apresenta um rol de 25 palavras-chave. Ao clicar em cada uma delas, o internauta tem acesso a uma página que reúne vídeos, reportagens, artigos, sugestões de leitura e outros conteúdos, que mostram diferentes aspectos dos verbetes em questão. Além da navegação pela nuvem de palavras-chave da home, os usuários também podem ter acesso aos verbetes por uma lista em ordem alfabética. Ou, ainda, pela busca, no topo das páginas. A partir do lançamento, a listagem inicial vai ser acrescida de novos verbetes e conteúdos.

O PenseSUS é um espaço criado pelo Icict/Fiocruz, com a colaboração de diferentes áreas da Fundação Oswaldo Cruz. Para cumprir o seu papel, o site deve ser necessariamente uma obra de construção coletiva, com ampla parceria entre a Fiocruz, Abrasco, Cebes, Conselho Nacional de Saúde, Conass, Conasems, universidades e outros organismos da sociedade civil.