Publicação destaca a humanização do parto e o nascimento no Brasil

Capa da publicação em cor rosa choque e com o nome "Cadernos HumanizaSUS"

05/06/2014
Fonte: Rede HumanizaSUS


Já está disponível on-line o quarto volume da coletânea Cadernos HumanizaSUS, lançado pela equipe da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde. Nesta edição, a publicação reúne discussões atuais sobre temas que envolvem a humanização do parto e o nascimento no Brasil, a partir de artigos científicos, relatos de experiências exitosas e reportagens. 

O histórico do modelo de atenção ao parto e nascimento, o papel dos movimentos sociais na garantia dos direitos das mulheres e bebês, o olhar do homem na cena do parto, a experiência do parto domiciliar, a presença das doulas, o direito ao acompanhante e os diferenciais das parteiras são alguns dos assuntos abordados nesse volume. 

Para Renata Adjuto, da equipe da PNH e uma das organizadoras da publicação, a iniciativa dá visibilidade a experiências e conhecimento teórico sobre o parto e nascimento humanizados. “Os textos ressaltam a importância das práticas de atenção humanizada à mulher e ao recém-nascido e os direitos de ambos como usuários do SUS. Há relatos importantes escritos por quem já vivenciou as mudanças no modo de nascer no Brasil por meio da Rede Cegonha e do Plano de Qualificação das Maternidades”, afirma a organizadora, que compartilhou o trabalho com as apoiadoras Cátia Paranhos, Célia Nicollotti, Michele Vasconcelos e Vera Figueiredo. 

Os Cadernos HumanizaSUS são produzidos e impressos pela Editora do Ministério da Saúde, em parceria com a Editora da Universidade Estadual do Ceará, e têm o objetivo de destacar temas importantes da saúde pública, à luz das diretrizes da PNH. Já foram lançadas três edições anteriores, sobre Formação Intervenção, Atenção Básica e Atenção Hospitalar e o próximo volume abordará a Humanização em Saúde Mental. 

Clique aqui para acessar a versão da edição Humanização do Parto e Nascimento.