Está no ar a nova edição da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis). Neste número, discute-se a privacidade dos dados e a participação da mídia nas sociedades contemporâneas como vetor de transformação da sociedade em vários dos seus aspectos. Entre os autores que participam desta edição, estão alguns debatedores do 2º Diálogo PenseSUS, seminário realizado pelo site PenseSUS em novembro de 2016, no Icict/Fiocruz.
Na seção Notas de Conjuntura, Jamila Venturini, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, apresenta uma análise sobre os desafios da interação entre agentes públicos e privados na gestão de informações pessoais, diante do avanço das tecnologias digitais e da internet. Um dos pontos abordados é o poder de vigilância adquirido pelas empresas de tecnologia da informação e comunicação e os riscos à privacidade.
A segunda nota de conjuntura é assinada por Paulo Henrique Rodrigues, do Centre Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) e docente do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/Uerj). No texto 'Os donos do SUS', o autor trata da disputa entre o setor privado e o Sistema Único de Saúde (SUS), avaliando questões como o subsídio fiscal ao setor de saúde privado e a crescente privatização da gestão dos serviços públicos de saúde através de organizações sociais (OS).
O volume traz ainda artigos originais que abordam outros temas de comunicação e saúde, como o direito à comunicação e informação, a comunicação de crise em tempos de emergências epidemiológicas, a cobertura do tema saúde nos veículos de imprensa, dentre outros.
O conteúdo original da revista ainda traz ensaios e relatos de experiência, submetidos por pesquisadores das áreas de informação, comunicação e inovação, de forma interdisciplinar com o campo da saúde. A Reciis é um periódico em acesso aberto editado pelo Icict/Fiocruz, cobrindo 16 temáticas de interesse e presente em nove indexações.
Clique aqui para ler a revista.