2º Diálogos PenseSUS

Mesa-redonda

9h: Mesa de abertura

 

9h15: Debate

Suzy dos Santos, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)
Tema: "Os donos da mídia" 

Jamila Venturini, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS/FGV Direito Rio)
Tema: "Os donos da informação"

Documento Orientador 15ª Conferência Nacional de Saúde

Estabelecida a partir da Constituição Federal de 1988 e regulamentada pelas Leis 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e 8.142/90, a descentralização da gestão e das políticas da saúde no país – feita de forma integrada entre a União, estados e municípios – é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com este princípio, o poder e a responsabilidade sobre o setor são distribuídos entre os três níveis de governo, objetivando uma prestação de serviços com mais eficiência e qualidade e também a fiscalização e o controle por parte da sociedade.

Suzy dos Santos

É professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Possui graduação em Comunicação Social, mestrado em Comunicação e Informação e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea. Em 2005, recebeu o Prêmio Intercom (melhor tese de doutorado) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e, em 1996, Menção Honrosa (melhor monografia na modalidade Rádio e Televisão) como finalista na categoria Graduação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Jamila Venturini

É pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS/FGV Direito Rio), onde é uma das responsáveis pelos projetos Privacidade na Era Digital e Termos de Uso e Direitos Humanos. Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestranda em Ciências Sociais com foco em Educação na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso Argentina), seus temas de pesquisa incluem políticas educacionais e de inclusão digital, direito à educação e cultura, recursos educacionais abertos, transparência, dados abertos e acesso à informação.

Paulo Henrique de Almeida Rodrigues

Cientista social, mestre e doutor em Saúde Coletiva. É professor adjunto do Departamento de Políticas, Planejamento e Administração do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá e diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes). É autor de vários artigos e livros sobre políticas sociais e gestão da saúde, como Saúde e Cidadania - Uma Visão Histórica e Comparada do SUS, em co-autoria com Isabela Soares Santos.

2º Diálogo PenseSUS

Conflito público x privado nas políticas de comunicação, informação e saúde

 

O 2º Diálogo PenseSUS foi adiado e acontece no dia 30 de novembro de 2016, às 9h, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, na Fiocruz. O encontro tem como objetivo debater os conflitos entre interesses públicos e privados, e seus impactos para as políticas de comunicação, informação e saúde.

Recomendar no Facebook Recomendar no Twitter - X

Mais informações

Conheça experiências com soluções para o SUS, implantadas pelo país

Acesse a BVS e consulte o acervo de bibliotecas e centros de documentação