A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza, no dia 5 de abril de 2017, a Pré-Conferência Livre de Comunicação e Saúde, das 9h30 às 17h, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir a relação entre o direito à saúde e o direito à comunicação no Brasil.
Questões como os desafios para a garantia do direito à comunicação e à saúde da população, vulnerabilidades, sentidos dos discursos midiáticos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), comunicação pública, papel da participação social, entre outras, ganham destaque na programação, que contará com uma mesa de debate na parte da manhã, com o tema “Comunicação e o Direito à Saúde”. Já à tarde a Pré-Conferência Livre de Comunicação e Saúde da Fiocruz reunirá participantes e debatedores para atividades de grupo no mesmo local, idealizadas para a construção de um documento coletivo que reafirme o direito à comunicação e informação para a democracia e o direito à saúde.
Na abertura do evento, também está previsto o lançamento da Política de Comunicação da Fiocruz, com a presença da presidente da instituição, Nísia Trindade Lima, e representante do Conselho Nacional de Saúde.
Diferentes setores da Fiocruz e instituições parceiras que atuam no campo da comunicação, informação e saúde estão envolvidos na organização dessa Pré-Conferência, que será um encontro preparatório para a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde de 18 a 20 de abril de 2017, em Brasília, com o tema central “Direito à informação, garantia de direito à saúde” (mais informações em https://www.facebook.com/CNLCS/).
A Pré-Conferência Livre de Comunicação e Saúde da Fiocruz será aberta ao público, sem necessidade de inscrição, com a disponibilização de intérpretes da Língua de sinais brasileira (Libras) e transmissão online.
Veja a seguir a programação completa e mais informações.