No contexto do projeto Formação em Cidadania pela Saúde, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) preparou uma série de livros com temas fundamentais para a Reforma Sanitária, que podem contribuir para o fortalecimento do debate sobre o assunto.
Jairnilson Silva Paim assina o primeiro volume da série, “A Reforma Sanitária Brasileira e o Cebes”, corrigindo um equívoco: ela não se associa à proposta do Sistema Único de Saúde; é muito maior. O autor traça um paralelo entre o movimento da Reforma e a história do Cebes – este enquanto instituição mobilizadora e à frente das discussões nas décadas de 70 e 80.
“Capitalismo e Saúde”, de Roberto Passos Nogueira e Rogério Miranda Gomes; “Questão Agrária e Saúde”, de Guilherme Delgado; “Políticas Sociais e de Saúde”, de Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato; “Desenvolvimento, Trabalho, Saúde e Meio Ambiente”, de Anamaria Testa Tambellini e Ary Carvalho de Miranda; “SUS, Política Pública de Estado: seu desenvolvimento instituído e instituinte, o direito sanitário, a governabilidade e a busca de saídas“, de Nelson Rodrigues dos Santos; “Trabalho em saúde“, de Luiz Carlos Cecílio e Francisco Lacaz; “Democracia participativa e controle social em saúde“, de Ana Maria Costa e Natália Vieira; “Atenção Primária à Saúde: seletiva ou coordenadora dos cuidados“, de Ligia Giovanella; e “Diversidade cultural e saúde“, de Paulo Amarante e Ana Maria Costa, são os volumes subsequentes ao livro de Paim.
Os livros digitais, assim como as videoaulas correspondentes aos volumes, estão disponíveis para consulta e download aqui.